top of page
form
bg-medicao-2.jpg

FALE CONOSCO

Engenharia Acústica: Sua Solução Confiável para Atender à Norma NBR 10152

Garantimos Conformidade e Conforto Sonoro.

SELO PRÓ ACÚSTICA | QUALILAB

qualilab qualidade e eficiência comprovada
equipamentos de qualidade
bkg1.png

VOCÊ CONHECE A
NBR 10152?

 

Esta norma estabelece parâmetros para projetos de acústica, fornecendo valores médios e máximos de nível de pressão sonora para cada ambiente. 

 

Alguns exemplos de ambientes internos que a norma cita na tabela 3 são:

Aeroportos, estações rodoviárias, ferroviárias, centros comerciais, shopping centers, clínicas e hospitais, áreas culturais e áreas de lazer, sistemas educacionais, escritórios, ginásios de esportes, hoteis, residências.

 

NBR 10152 de 2017/2020 As medições da norma, são aferidas corretamente com equipamentos calibrados em laboratórios da Rede Brasileira de calibração e com laudo de aprovação de modelo internacional, enfim que atenda as partes 1, 2 e 3 da IEC 61672.

As medições são aferidas em cada ambiente, ou calculadas em plantas a fim de validar se os níveis aferidos ou calculados atendem ou vão atender os níveis da tabela 3 

NBR 10152 de 2017/2020 No caso de ambientes já construídos a norma tem procedimentos de medições onde se determina pontos de medições dentro de cada ambiente dependendo do seu tamanho, por isso é importante a contratação de empresas especializadas e com pessoal e equipamento corretos.

As avaliações conforme essa norma são amplamente aplicadas em projetos acústicos visando o conforto interno, mas também desempenham um papel significativo em ações judiciais. Por exemplo, em situações em que o ruído de um motor de elevador perturba o sossego em um quarto de apartamento unifamiliar, ou ainda, quando uma academia gera ruídos que afetam os moradores do condomínio.

medições acústicas
Quem Somos
medição de som
medição acústica de qualidade

NOSSOS EQUIPAMENTOS

sonometro

SONÔMETRO

 

Classe 1 ou Classe 2que atenda as 3 partes na norma IEC 61672 com filtros de 1/1 e 1/3 de oitava, que atende a IEC 61260

calibrador

CALIBRADOR

Classe 1 ou classe 2 que atenda a norma IEC 60942

CLIENTES ATENDIDOS

projetos e medições

NORMAS ATENDIDAS

Atendemos

Além da NBR 10152, atendemos também:

  • NBR 10151

       Níveis De Pressão Sonora Em Áreas Habitadas: Prefeituras geralmente exigem o laudo desta norma para conceder alvará de         
       funcionamento em ambientes com fontes de ruído.

  • NR 15

       Atividades e operações insalubres: Essa norma é aplicada em ambientes com níveis de ruído superiores aos limites estabelecidos
       pela tabela de tempo de trabalho versus níveis de pressão sonora. O objetivo é assegurar um ambiente de trabalho seguro e 
       confortável. 
 

As normas são referência para todos os serviços relacionados à acústica, podendo ser estabelecidas pela ABNT ou por outros órgãos competentes

 

Os limites estabelecidos nestas normas para avaliação e planejamento são determinados de acordo com a finalidade, sempre priorizando a saúde, segurança, bem-estar e a qualidade de vida saudável da população.

 

Em muitas situações, é fundamental que um estabelecimento possua um laudo acústico padronizado, conforme a norma que aborda sua situação específica. 

Esse documento pode ser requerido por diversos órgãos de fiscalização em âmbito nacional e ser uma exigência de municípios e estados para a obtenção ou renovação de alvará de funcionamento.

 

NÓS IDENTIFICAMOS QUAL É A MELHOR SOLUÇÃO ACÚSTICA PARA O SEU CASO!

assim como um clínico geral encaminha o paciente para um médico especialista conforme a natureza do problema, aqueles que enfrentam problemas relacionados a ruídos e reverberação devem procurar uma empresa especializada em acústica.

 

TEMOS A SOLUÇÃO IDEAL PARA SUAS NECESSIDADES, AQUI REALIZAMOS:

  • Projetos Acústicos: Desenvolvemos soluções personalizadas para otimizar o conforto sonoro em ambientes diversos.

  • Laudos Técnicos de Acústica: Emitimos laudos detalhados, fundamentados em ensaios acústicos, para assegurar a conformidade com normas e regulamentações.

  • Documentação Técnica para Certidão de Tratamento Acústico Adequada: Preparamos toda a documentação necessária para obter a Certidão de Tratamento Acústico, garantindo conformidade legal.

  • Ensaios de Desempenho Acústico: Realizamos ensaios rigorosos para avaliar e certificar o desempenho acústico de estruturas e ambientes.

  • Consultorias Acústicas Especializadas: Oferecemos orientação especializada para resolver desafios acústicos específicos em projetos.

  • Medições de Ruído com Sonômetro Calibrado na RBC/INMETRO: Conduzimos medições precisas e confiáveis com equipamentos certificados, atendendo aos mais altos padrões de qualidade.

  • Acompanhamento de Perícias: Oferecemos suporte técnico durante perícias, proporcionando análises especializadas.

  • Estudos Ambientais, de Barreira e Mapas de Ruído: Realizamos estudos abrangentes para avaliar e mitigar impactos acústicos em ambientes e fachadas.

  • Acompanhamento de Obras Acústicas: Garantimos que as soluções acústicas sejam implementadas conforme projetado, acompanhando todas as fases da obra.

  • Simulações Computacionais Avançadas: Utilizamos simulações avançadas para prever e otimizar o comportamento acústico de projetos.

  • Projeto de Clausuras/Controle de Ruído: Desenvolvemos projetos eficazes de clausuras para controle preciso de ruído.

  • Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos: Investimos em inovação, conduzindo pesquisas para desenvolver produtos acústicos de alta performance.

  • Simulação Lumínica Natural: Além da acústica, realizamos simulações para otimizar a iluminação natural de espaços.

  • Simulação Térmica: Combinamos simulações acústicas e térmicas para proporcionar ambientes confortáveis e eficientes.

OS ENSAIOS

Realizamos os ensaios especialmente para atender a necessidade da área de edificações de acordo com a NBR 15575.

 

NOSSOS ENSAIOS ATENDEM A NORMA NBR 15575

Ao contrário das outras normas, esta não está restrita à área de acústica e estabelece padrões de qualidade para a construção civil, visando garantir a segurança e o conforto acústico nos ambientes.

ensaios acústicos
selo qualilab

SERVIÇOS

FOTO 6 PROJETOS - Copia.jpg

PROJETO ACÚSTICO

Medições acústicas, laudos, planta arquitetônica com a utilização de equipamentos de alta tecnologia por profissionais qualificados.

SIMULAÇÕES ACÚSTICAS, TÉRMICA
E LUMINÍCA NATURAL

Utilizando softwares de alta tecnologia, simulações 2D e 3D para otimização de custos.

Screenshot_29.png

CLASSIFICAÇÃO DE RUÍDO

Medição e classificação de ruídos incidentes na fachada.

FOTO 9 - LAUDO ACÚSTICO.jpg

LAUDOS ACÚSTICOS

Documentos oficiais comprobatórios baseados nas normas acústicas, trabalho realizado com equipamentos de alta tecnologia pro profissionais qualificados.

WhatsApp Image 2023-12-05 at 17.57.50 (2).jpeg

ENSAIOS ACÚSTICOS

Trabalho em campo realizado com equipamentos calibrados (Dodecaedro e Máquina de Impacto) por profissionais qualificados, seguindo as normas acústicas.

servicos
atendimento no whatsapp
bottom of page